Ola Tworistas! Já alguma vez pensaram em atravessar uma linha de comboio? Passar por túneis de 1,5km, pontes com 30 m de altura? Passar perto de morcegos e sentir a adrenalina de os ouvir em túneis sem luz nenhuma? Sim isto é possível, na famosa Rota dos Túneis.
Contextualizando
A agora designada por Rota dos túneis foi no passado a linha de comboio que ligava Barca d’Alva a La Fregeneda (Espanha). A antiga Linha do Douro terminava em Barca d’Alva mas a linha férrea continuava em direcção a Espanha até Paris. Esta linha foi construída em 1887 pelos discípulos de Eiffel e funcionou quase um século, tendo encerrado em 1985.
O caminho que liga Fregeneda a Barca d’ ALva tem uma extensão de 17km, 20 túneis e 8 pontes, sendo que todo o caminho é acompanhado pelas belas paisagens da Beira interior e pelo rio Águeda. O caminho é de dificuldade moderada e de dificuldade alta no pico do verão. Outrora a passagem nas pontes tinha que ser feita por uma trave de metal agarrados a um corrimão, mas agora as pontes foram renovados com passadiços de madeira que facilitam muito a passagem nas mesmas.
Onde iniciar o trilho
Nós optamos por iniciar o trilho em Fregeneda, e para isso contámos com a boa vontade e ajuda do Sr Amadeu Guerra. Este senhor e a sua esposa, a Dona Duartina, são donos do Café Cepa Torta, o melhor café de Barca d’alva. Foi o Sr Amadeu que nos fez o favor de ir connosco (com o nosso carro) a Fregeneda, deixou-nos lá e trouxe o nosso carro de volta a Barca d’alva. Depois de 17 km chegámos a Barca d’alva e lá estava o nosso carro numa sombrinha à nossa espera.
Segundo eles já é habitual ajudarem os aventureiros que decidem fazer a linha e isto por um preço de 0€!! O Sr Amadeu desde que avisado com antecedência está disposto a ajudar sem qualquer custo, ao contrário de outros que querem cobrar balúrdios para fazer o mesmo percurso. De Barca d’alva a Fregeneda de carro são cerca de 12km.
O trilho
Como dissemos em cima o trilho tem um extensão de 17 km e conta com 20 túneis e 8 pontes. Podíamos descrever todos os túneis e pontes, mas vamos relatar aqueles que nos marcaram mais. No final disponibilizamos em pdf os pormenores (comprimento e altura) de cada uma das pontes e túneis.
- Túnel número 1: Logo para começar bem temos o túnel numero 1 . Com a entrada começa o primeiro obstáculo, neste momento alguns dos túneis têm portões grandes em ferro, sendo que a única forma de entrar é saltar por cima ou para quem for mais magrinho passar por um buraco por baixo. Este túnel tem uma extensão de quase 2km (sim é bastante) e só podemos nos guiar com a luz de uma lanterna e a luz que vemos ao fundo do túnel, que parece nunca mais chegar. Este túnel não tem muitos morcegos mas já é possível começar a vê-los e a ouvir os seus guinchos. A forma mais segura de atravessar os túneis é por cima dos carris e não pelas laterais, pois algumas laterais têm buracos que podem levar a aleijarem-se.
- Túnel numero 3: Este túnel tem uma extensão de 400m e é curvo, por isso no meio deste não existe nenhuma luz, e é nesse local que estão centenas de morcegos que se mostram incomodados com a presença de humanos. No inicio ainda pensamos em desistir e atravessar pelo caminho alternativo, mas continuamos com a pouca luz que tínhamos e conseguimos! Por isso é importante levarem luz para se guiarem e não tenham receio pois os morcegos não fazem mal nenhum.
- Ponte 1 (Ponte de Morgados):Esta foi a primeira grande ponte que atravessamos, admitimos que o entusiasmo era grande por finalmente ver e atravessar a ponte. Agora o grau de dificuldade está bastante diminuído pois colocaram um passadiço de madeira que permite uma passagem mais segura, no entanto é sempre necessário precaução, por isso atravessem devagar, agarrados ao corrimão e aproveitem para desfrutar da bela vista. Esta ponte conta com 10 m de comprimento e cerca de 30 m de altura.
- Túnel número 4: Este túnel atraiu a nossa atenção pelo facto de a sua saída ser directamente na ponte número
- Ponte 2 (Ponte del Poyo Rubio): Esta ponte conta com um 130 m de comprimento e 30 m de altura, tem vista para o rio Águeda, para os belos vales e se tiverem a nossa sorte ainda podem apreciar as belos milhafres que por lá planeiam. Quando chegarem ao fim da ponte olhem para trás e vão deslumbra-se com a escavação do túnel. Foi das vistas mais impressionantes que tivemos durante o trilho.
- Túnel número 6: Este túnel apesar de não ser longo é também curvo o que faz com que numa parte não existe qualquer luz. A meio do túnel vão ver uma luz que não é mais que uma entrada para um miradouro natural com vista para o rio Águeda e para a ponte número 2.
- Ponte 3 (Ponte de La curva): O nome não engana, a ponte é curva dando uma sensação de que não termina, esta sai diretamente de um túnel para entrar noutro, mais uma das pontes mais bonitas deste trilho. A ponte conta com 60 m de comprimento e cerca de 20m de altura.
- Ponte 4 (Ponte Arroyo del Lugar): Esta é uma das pontes mais longas do trilho, com 250 m de comprimento e cerca de 30 m de altura. Como todas as outras é sempre uma emoção quando a vamos atravessar. Apesar de outrora a dificuldade ser imensa não subestimem a magnitude e perigo, mantenham sempre cuidado.
- Ponte 7:Ponte das almas: Com 220 m de comprimento é talvez a maior de todas, como todas as outras a sua magnitude é imensa.
- Ponte 8 (Ponte Internacional): Ao chegamos a esta ponte podemos avistar o fim deste maravilhoso trilho. Esta ponte marca a entrada em Portugal com o rio Águeda por baixo de nós. Esta é a ponte que se mantém em melhor estado, mas claro todo o cuidado é pouco, por isso sempre atenção.
Após a ponte numero 8 podemos avistar a antiga estação de Barca d’alva, agora marcada pelo abandono é um local parado no tempo onde a vegetação começa a a crescer e onde é possível ver marcas de vandalismo. Podem aproveitar para sair no portão do lado esquerdo para ter acesso à estrada.
Onde dormir
Mais uma vez com a generosidade do Sr Amadeu e da sua esposa, estes deixaram-nos montar a nossa tenda num campo atrás do café cepa torta, mesmo à margem do rio Douro com vista para a ponte da aldeia e dos cruzeiros que lá ficam atracados. Dormimos duas noites tranquilas por baixo de uma figueira, sendo que o único barulho que ouvíamos era o dos peixes a saltar e das lontras que segundo o Sr Amadeu tem no rio. O único se não foi os mosquitos que nos atacavam com a presença de alguma luz, mas nada que não conseguimos contornar.
E no meio disto tudo onde tomámos banho e lavámos a loiça? Sim no rio Douro! Apesar da água fria aventuramo-nos a tomar banho no rio. Optámos por usar um sabão biodegradável para não contribuir para a poluição.
Onde comer
Como levamos carro também levamos o nosso fogão a gás e todo o que era necessário para cozinhar, optámos por não gastar dinheiro a comer fora e cozinhamos durante os dois dias que lá estivemos. Mas caso queiram jantar em algum lado, claro que, aconselhamos o Café Cepa torta isto porque além do feedback positivo de todas as pessoas que lá estavam, a dona Duartina garantiu-nos que todos os pratos são cozinhados na hora. Quem não gosta de comida feita na hora? E nós podemos constatar que todos os trabalhadores dos barcos de cruzeiro que tem as refeições pagas optam por jantar no café deles.
Dicas Importantes
- Escolher uma altura em que a temperatura seja amena ✓
- Tentar congelar água para que durante o trilho se mantenha fresca, levar uma quantidade superior ao normal já que durante o trilho não existe forma de reabastecer ✓
- Levar comida suficiente ✓
- Levar lanternas, ou usar o telemóvel para fazer uma travessia segura dos túneis ✓
- Levar calçado adequado ao trilho, botas de caminhada de preferência ✓
- Levar protetor solar e chapéu ✓
- Evitar fazer o trilho sozinho ✓
- Tentar começar o trilho o mais cedo possível, pela fresca da manhã ✓
- Câmara fotográfica para registar todos os momentos ✓
Pdf com informação de todas as pontes e túneis
➡Rota dos túneis: @Tworistas_pt
10 comments
Rotas anotadas para quando eu tiver uma chance de ir, quando… pois definitivamente irei. Que lugar maravilhoso para se aventurar, desejo muito ver pessoalmente.
Tens mesmo de te aventurar, vais adorar. Depois conta-nos a tua experiência 🙂
Nunca fiz este passeio, mas adoro a ideia de percorrer essa linha de caminho-de-ferro desativada. Parabéns pelo relato, belas fotos… 🙂
Grande abraço e continuação de boas viagens.
Muito obrigado pelo feedback Filipe, é uma experiência realmente incrível e quase única em Portugal, agora é seguro de fazer 🙂 abraços e boas viagens para ti também
Já ando para fazer este trilho Há vários anos!
Olá Miguel! Era como nós, 4 ano depois lá o fizemos 😂 Tens mesmo de fazer, é fantástico acredita, vais adorar 😊 Qualquer duvida dispõem 😉
Faco parte de um grupo de caminheiros “Caminheiros do Sotto” (bancarios reformadoa do ex-BPSM), que tem agendado para o próximo 9 de Março, a aventura na Rota dos Tuneis… contudo, tenho informações contraditórias, acerca do percurso! Agradecia, caso possivel esclarecimento, sobre a viabilidade ou não de o fazer. Claro, que estamos alertados, para as questões de segurança… mas, tenho informação de tuneis encerrados. Havera altretnativas? Obrigado.
Olá Rui 😊 Neste momento o caminho é perfeitamente seguro e fácil de fazer. Em relação aos túneis a partir de Fregeneda o primeiro tem um portão e se não estou em erro o segundo também, mas independentemente disso todos são possíveis de ultrapassar, pode avançar por cima ou para quem for mais magrinho pode mesmo passar por baixo do portão (sejam originais e não se aleijem a avançar) . Qualquer duvida disponha 😊
Muito Interessante esta caminha pela cultura ferroviária. Bem Hajam!
Sim é uma caminhada cheia de historia e com uma vista fenomenal 🙂