Ola Tworistas! Já alguma vez pensaram em atravessar uma linha de comboio? Passar por túneis de 1,5km, pontes com 30 m de altura? Passar perto de morcegos e sentir a adrenalina de os ouvir em túneis sem luz nenhuma? Sim isto é possível, na famosa Rota dos Túneis agora denominada por “Caminos de Hierro” desde que se tornou um circuito pago.
Contextualizando
A Rota dos túneis foi no passado a linha de comboio que ligava Barca d’Alva a La Fregeneda (Espanha). A antiga Linha do Douro terminava em Barca d’Alva mas a linha férrea continuava em direcção a Espanha até Paris. Esta linha foi construída em 1887 pelos discípulos de Eiffel e funcionou quase um século, tendo encerrado em 1985.
O caminho que liga Fregeneda a Barca d’ ALva tem uma extensão de 17km, 20 túneis e 8 pontes, sendo que todo o caminho é acompanhado pelas belas paisagens da Beira interior e pelo rio Águeda. O caminho é de dificuldade moderada e de dificuldade alta no pico do verão. Outrora a passagem nas pontes tinha que ser feita por uma trave de metal agarrados a um corrimão, mas agora as pontes foram renovados com passadiços de madeira que facilitam muito a passagem nas mesmas.
A partir daqui vão poder ler apenas a nossa experiencia pessoal pois sendo agora o trilho privado houveram alterações!
Para mais informações têm acesso ao link direto no final do artigo.
Onde iniciamos o trilho
Nós optamos por iniciar o trilho em Fregeneda, e para isso contámos com a boa vontade e ajuda do Sr Amadeu Guerra. Este senhor e a sua esposa, a Dona Duartina, são donos do Café Cepa Torta, o melhor café de Barca d’alva. Foi o Sr Amadeu que nos fez o favor de ir connosco (com o nosso carro) a Fregeneda, deixou-nos lá e trouxe o nosso carro de volta a Barca d’alva. Depois de 17 km chegámos a Barca d’alva e lá estava o nosso carro numa sombrinha à nossa espera (para que conste nós não conhecíamos o Sr Amadeu ele foi-nos aconselhado por um seguidor nosso e sim confiámos-lhe o nosso carro)
Segundo ele já é habitual ajudar os aventureiros que decidem fazer a linha e isto por um preço de 0€!! O Sr Amadeu desde que avisado com antecedência está disposto a ajudar sem qualquer custo, ao contrário de outros que querem cobrar balúrdios para fazer o mesmo percurso. De Barca d’alva a Fregeneda de carro são cerca de 12km.
Atualização: O Sr Amadeu por motivos de saúde já não esta disponível.
A nossa passagem nos tuneis e pontes
Como dissemos em cima o trilho tem um extensão de 17 km e conta com 20 túneis e 8 pontes. Podíamos descrever todos os túneis e pontes, mas vamos relatar aqueles que nos marcaram mais!
A contagem das pontes é feita a partir de Fregeneda. No final do artigo disponibilizamos em pdf os pormenores (comprimento e altura) de cada uma das pontes e túneis.
- Túnel número 1: Logo para começar bem temos o túnel numero 1 . Com a entrada começa o primeiro obstáculo, neste momento alguns dos túneis têm portões grandes em ferro, sendo que a única forma de entrar é saltar por cima ou para quem for mais magrinho passar por um buraco por baixo. Este túnel tem uma extensão de quase 2km (sim é bastante) e só podemos nos guiar com a luz de uma lanterna e a luz que vemos ao fundo do túnel, que parece nunca mais chegar. Este túnel não tem muitos morcegos mas já é possível começar a vê-los e a ouvir os seus guinchos. A forma mais segura de atravessar os túneis é por cima dos carris e não pelas laterais, pois algumas laterais têm buracos que podem levar a aleijarem-se.
- Túnel numero 3: Este túnel tem uma extensão de 400m e é curvo, por isso no meio deste não existe nenhuma luz, e é nesse local que estão centenas de morcegos que se mostram incomodados com a presença de humanos. No inicio ainda pensamos em desistir e atravessar pelo caminho alternativo, mas continuamos com a pouca luz que tínhamos e conseguimos! Por isso é importante levarem luz para se guiarem e não tenham receio pois os morcegos não fazem mal nenhum.
- Ponte 1 (Ponte de Morgados):Esta foi a primeira grande ponte que atravessamos, admitimos que o entusiasmo era grande por finalmente ver e atravessar a ponte. Agora o grau de dificuldade está bastante diminuído pois colocaram um passadiço de madeira que permite uma passagem mais segura, no entanto é sempre necessário precaução, por isso atravessem devagar, agarrados ao corrimão e aproveitem para desfrutar da bela vista. Esta ponte conta com 10 m de comprimento e cerca de 30 m de altura.
- Túnel número 4: Este túnel atraiu a nossa atenção pelo facto de a sua saída ser directamente na ponte número
- Ponte 2 (Ponte del Poyo Rubio): Esta ponte conta com um 130 m de comprimento e 30 m de altura, tem vista para o rio Águeda, para os belos vales e se tiverem a nossa sorte ainda podem apreciar as belos milhafres que por lá planeiam. Quando chegarem ao fim da ponte olhem para trás e vão deslumbra-se com a escavação do túnel. Foi das vistas mais impressionantes que tivemos durante o trilho.
- Túnel número 6: Este túnel apesar de não ser longo é também curvo o que faz com que numa parte não existe qualquer luz. A meio do túnel vão ver uma luz que não é mais que uma entrada para um miradouro natural com vista para o rio Águeda e para a ponte número 2.
- Ponte 3 (Ponte de La curva): O nome não engana, a ponte é curva dando uma sensação de que não termina, esta sai diretamente de um túnel para entrar noutro, mais uma das pontes mais bonitas deste trilho. A ponte conta com 60 m de comprimento e cerca de 20m de altura.
- Ponte 4 (Ponte Arroyo del Lugar): Esta é uma das pontes mais longas do trilho, com 250 m de comprimento e cerca de 30 m de altura. Como todas as outras é sempre uma emoção quando a vamos atravessar. Apesar de outrora a dificuldade ser imensa não subestimem a magnitude e perigo, mantenham sempre cuidado.
- Ponte 7:Ponte das almas: Com 220 m de comprimento é talvez a maior de todas, como todas as outras a sua magnitude é imensa.
- Ponte 8 (Ponte Internacional): Ao chegamos a esta ponte podemos avistar o fim deste maravilhoso trilho. Esta ponte marca a entrada em Portugal com o rio Águeda por baixo de nós. Esta é a ponte que se mantém em melhor estado, mas claro todo o cuidado é pouco, por isso sempre atenção.
Após a ponte número 8 podemos avistar a antiga estação de Barca d’alva, agora marcada pelo abandono é um local parado no tempo onde a vegetação começa a a crescer e onde é possível ver marcas de vandalismo. Podem aproveitar para sair no portão do lado esquerdo para ter acesso à estrada.
Onde dormimos
Mais uma vez com a generosidade do Sr Amadeu e da sua esposa, estes deixaram-nos montar a nossa tenda num campo atrás do café cepa torta, mesmo à margem do rio Douro com vista para a ponte da aldeia e dos cruzeiros que lá ficam atracados. Dormimos duas noites tranquilas por baixo de uma figueira, sendo que o único barulho que ouvíamos era o dos peixes a saltar e das lontras que segundo o Sr Amadeu tem no rio. O único se não foi os mosquitos que nos atacavam com a presença de alguma luz, mas nada que não conseguimos contornar.
E no meio disto tudo onde tomámos banho e lavámos a loiça? Sim no rio Douro! Apesar da água fria aventuramo-nos a tomar banho no rio. Utilizado sabão biodegradável.
Onde comemos
Como levamos carro também levamos o nosso fogão a gás e todo o que era necessário para cozinhar. Optámos por não gastar dinheiro a comer fora e cozinhamos durante os dois dias que lá estivemos. Mas caso queiram jantar em algum lado, claro que, aconselhamos o Café Cepa Torta isto porque além do feedback positivo de todas as pessoas que lá estavam, a dona Duartina garantiu-nos que todos os pratos são cozinhados na hora. Quem não gosta de comida feita na hora? E nós podemos constatar que todos os trabalhadores dos barcos de cruzeiro que tem as refeições pagas optam por jantar no café deles.
Dicas Importantes para qualquer trilho
- Escolher uma altura em que a temperatura seja amena ✓
- Tentar congelar água para que durante o trilho se mantenha fresca, levar uma quantidade superior ao normal já que durante o trilho não existe forma de reabastecer ✓
- Levar comida suficiente ✓
- Levar lanternas, ou usar o telemóvel para fazer uma travessia segura dos túneis ✓
- Levar calçado adequado ao trilho, botas de caminhada de preferência ✓
- Levar protetor solar e chapéu ✓
- Evitar fazer o trilho sozinho ✓
- Tentar começar o trilho o mais cedo possível, pela fresca da manhã ✓
- Câmara fotográfica para registar todos os momentos ✓
Pdf com informação de todas as pontes e túneis ➡Rota dos túneis: @Tworistas_pt
NOTA IMPORTANTE
A antiga Rota dos Tuneis é agora privada por isso para mais informações vai direto á pagina do “CAMINO DE HIERRO” para tirem todas as vossas duvidas.
44 comments
Rotas anotadas para quando eu tiver uma chance de ir, quando… pois definitivamente irei. Que lugar maravilhoso para se aventurar, desejo muito ver pessoalmente.
Tens mesmo de te aventurar, vais adorar. Depois conta-nos a tua experiência 🙂
Nunca fiz este passeio, mas adoro a ideia de percorrer essa linha de caminho-de-ferro desativada. Parabéns pelo relato, belas fotos… 🙂
Grande abraço e continuação de boas viagens.
Muito obrigado pelo feedback Filipe, é uma experiência realmente incrível e quase única em Portugal, agora é seguro de fazer 🙂 abraços e boas viagens para ti também
Já ando para fazer este trilho Há vários anos!
Olá Miguel! Era como nós, 4 ano depois lá o fizemos ? Tens mesmo de fazer, é fantástico acredita, vais adorar ? Qualquer duvida dispõem ?
Faco parte de um grupo de caminheiros “Caminheiros do Sotto” (bancarios reformadoa do ex-BPSM), que tem agendado para o próximo 9 de Março, a aventura na Rota dos Tuneis… contudo, tenho informações contraditórias, acerca do percurso! Agradecia, caso possivel esclarecimento, sobre a viabilidade ou não de o fazer. Claro, que estamos alertados, para as questões de segurança… mas, tenho informação de tuneis encerrados. Havera altretnativas? Obrigado.
Olá Rui ? Neste momento o caminho é perfeitamente seguro e fácil de fazer. Em relação aos túneis a partir de Fregeneda o primeiro tem um portão e se não estou em erro o segundo também, mas independentemente disso todos são possíveis de ultrapassar, pode avançar por cima ou para quem for mais magrinho pode mesmo passar por baixo do portão (sejam originais e não se aleijem a avançar) . Qualquer duvida disponha ?
Muito Interessante esta caminha pela cultura ferroviária. Bem Hajam!
Sim é uma caminhada cheia de historia e com uma vista fenomenal 🙂
Olá!
Antes de mais, obrigada pela partilha!
Estamos a planear fazer o percurso, a minha pergunta é: já todas as pontes têm passadiços seguros? Tenho algumas vertigens que me deixam reticente em seguir esta aventura!
Sim Rafaela, todas as pontes têm passadiços novos seguros ? alguma dúvida é só perguntar
Muito bom. Já estou com vontade de os fazer. Vamos lá planear a cena…
Boa sorte 😊
Boas pessoal!
Sabem dizer qual o tempo médio que se demora a percorrer o trilho completo?!
Estava a pensar aventurar-me brevemente.
Cumprimentos!
Olá Miguel, vai depender das condições meteorológicas e do vosso passo mas ronda entre as 7/8 horas. Nós demoramos 8h mas estava imenso calor e perdemos algum tempo com fotos e afins. Qualquer dúvida pergunta ?
Fiz o percurso no dia 22-4-2019, o túnel 1 e 2 ainda estão fechados a cadeado, tem mesmo que passar por baixo ou saltar o gradeamento.
As pontes foram todas recuperadas e é seguro passar.
Chamo apenas atenção que 6f, sábado e domingo existe um guarda em cada uma das estradas do trilho que não nos deixa passar, se querem fazê-lo façam como eu: voltem na 2f 😀
Olá Marta, gostastes da experiência? Sabes se isso do guarda é constante agora? Não sabiamos que isso acontecia, quando fomos não vimos nada ?
Que incrível experiência!!!! Para quem não possui viatura particular, é viável fazer o trilho? Alguma indicação de como é possível chegar no ponto de partida e depois regressar?
Ola Naiara. Para quem não tem carro para chegar a Barca d’Alva é mais dificil, uma opção é ir de comboio até ao Pocinho e depois apanhar um taxi ate Barca d’Alva. Depois para o trilho em si, existem taxis que levam ate Fregeneda e fazem o trilho até Barca d’alva. Não sei se fomos claros… qualquer coisa dispõem 🙂
Boa tarde. Alguém sabe informar se ainda existem guardas a impedir a passagem aos trilhos,durante o fim de semana?
Obrigada!
Olá Sofia, não sabemos neste momento como é que as coisas estão…
Boa noite, podem enviar me as coordenadas de onde o trilho começa (La Fregeneda)?
Ola Nadine, não temos as coordenadas… mas basta colocares no maps/gps estação de comboios de fregeneda que vais lá ter 🙂
[…] […]
Olá!
Temos planeado fazer este percurso mas já li aqui e noutro blog que há túneis fechados e guardas.
A pergunta que faço para ti e todos os que lêem e possam esclarecer esta dúvida a todos é:
Podemos fazer o percurso todo ou não?
Tens o contato do senhor que leva o carro de volta pf?
Obrigado!
Olá Luís. Relativamente á segurança nos túneis sobre guardas já ouvimos falar mas não sabemos se é mesmo verdade, nós quando fomos, apenas estavam os primeiros túneis (começando em Fregeneda) fechados mas era possível avançar ou passar por baixo. O trilho pode ser realizado desde Fregeneda-barca D’alva – Pocinho e vice versa, mas o troço entre Barca de alva e Pocinho segundo conhecidos está em mau estado.
Relativamente ao número do Sr Amadeu, não queremos expor por isso se deixares um contacto é preferível. Conseguimos ajudar?
Obrigado pelo reply.
Pelo que li e com datas muito recentes (2-3 meses) é que efetivamente há guardas mas uns apenas dizem isso e outros dizem que estão lá 6ª, Sabado e Domingo. A larga maioria diz que as pontes estão todas arranjadas.
O que concluo é:
– Há um tunel completamente encerrado que é o tunel dos morcegos para preservação dos mesmos
– à Data de hoje (5 de Setembro de 2019) as pontes estão arranjadas e agora seguras
– há guardas no local (sem certeza dos dias)
Uma coisa é certa, irei lá este ano e virei aqui atualizar para todos o que realmente está feito, o que há, alterações e mudanças…para deixar todos esclarecidos 🙂
Obrigado!
Olá Luís, agradecemos imensos se depois de lá ires nos deres o teu feedback, porque entretanto queremos voltar e queremos saber com que contamos 🙂
Boas,
Desde de já agradecer pela partilha deste artigo, para mim bastante interessante e muito completo.
A pergunta que deixo aqui é a segunte, á possibilidade de passar os tuneis fechados sem ser por baixo ou trepando. Existe algum caminho alternetivo pela parte exterior contornando esses obstaculos.
Grato pela Vossa atenção e ajuda… cumprimentos
Boa tarde,
Sabemos que o túnel dos Morcegos tem uma passagem alternativa (dá para ver) mas relativamente aos restantes não sabemos porque não explorámos essa possibilidade…
Qualquer coisa, dispõem 😊
Olá boa noite, será seguro fazer o trilho agora? Com piso molhado e previsão de chuva? E se houver necessidade de pedir ajuda? Pelo que li não há rede de tlm. Se alguém ticer ou partir um pé como se faz? Grata pelo esclarecimento
Olá Rosa. Todos os trilhos têm riscos é por isso importante realiza-los com boas condições meteorológicas. Torcer um pé pode acontecer em qualquer lado e mesmo sem rede é possível chamar o 112.
Qualquer coisa dispõem 😉
Adorei ler a vossa descrição e rever exatamente o que fiz algumas das vezes que lá fui! Da última vez, há 1 ano atrás, as pontes já estavam quase todas arranjadas.
Das vezes anteriores era um pequeno passadiço metálico, as vigas todas queimadas…Dava uma grande adrenalina…e vertigem…olhar para baixo, ehehe!
O sr. Amadeu é mesmo a pessoa mais impecável e hospitaleira de Barca D’Alva! Também foi no nosso carro e trouxe-o de volta,a custo zero (em várias das vezes que lá fomos), também nos ofereceu o terreno para montar tenda em frente ao rio (onde tb cozinhamos, lavamos a loiça e tomamos vários banhos no rio!).
E é genuíno e uma excelente pessoa (ele e a esposa). Tendo um café/restaurante e casa com quartos para alugar, era natural que quisesse que se jantasse no restaurante dele ou se dormisse na casa dele. Mas mesmo assim oferecem o terreno para acamparmos livremente! 🙂 Os petiscos e refeições do café/restaurante deles valem mesmo a pena!
Que bom ver alguém que vivenciou a mesma experiência que nós. Foi mágico, desde a realização do percurso á amabilidade do Sr Amadeu. Queremos voltar sem dúvida !!! 😊😊
Olá 2ristas!
Finalmente fui lá hoje e há bastantes diferenças…está tudo muito comercializado. O percurso é pago, tem hora máxima até ás 16h30 (sem stress para os mais demorados), as pontes estão todas arranjadas e com proteção extra de rede nas laterais, as lanternas emprestadas pela organização são muito fracas, aconselho vivamente a levarem aquelas do AliExpress/EBay (cree led), somos obrigados a levar um colete, vão guias nos grupos….enfim, parece uma excursão a Fátima. Quem quiser pode ir mais rápido e destacar-se da excursão que foi o nosso caso. O túnel 1 não tem morcegos ao contrário do que dizem pela organização (dizem para irmos em silêncio total e não apontar a lanterna para o teto para não acordarem os morcegos), o túnel 3 sim tem morcegos e notam logo pelo cheiro do coco deles 😂 ar morno, coco no chão, escuro total e alta pivete. Hoje dia 10 de Dezembro só vi uns 4 ou 5 morcegos porque quando via coco dele no chão, apontava para cima e la descobri uns quantos mas são muito pequenos, tipo hamster. A abertura que um dos túneis tinha a meio para sairmos e apreciarmos a paisagem, está fechada com grades. o percurso pago inclui autocarro para voltar. Sinceramente estou desiludido pela comercialização mas gostei ainda assim, e tenho muita pena de não o ter feito há 4 ou 5 anos atrás quando ainda ninguém conhecia e estava tudo primitivo. Aí sim, dava para apreciar tudo com calma, ver que estava tudo abandonado etc hoje, tem o mato roçado, pontes arranjadas a 100%…enfim quem vai à procura de aventura, já não é neste percurso. Nós aventuramo-nos no fim já na estação de Fregeneda e fomos na direção contrária ao percurso onde tem um aviso que não se responsabilizam pelos acidentes porque realmente a ponte estava em muito mau estado e apesar de eu ser aventureiro, não tive coragem por causa dos rebites da barras metálicas e também não há onde se apoiar no início da ponte, pensamos que seja propositado para não iniciarem a travessia porque deve ter mais de 50m de altura. Tirei fotos à ponte velha caso queiram, enviem-me o vosso e-mail para eu vos e voar a foto e colocar aqui.
Olá Luis!Antes de mais pedimos desculpa pela demora na resposta mas estivemos ausentes das redes durante muito tempo….
Obrigada pela tua descrição tão completa da tua experiencia 🙂
É realmente uma pena que agora o caminho seja dessa forma, obviamente que é bom investirem na segurança mas quando algo se torna massificado perde de alguma forma o encanto. Tivemos o privilégio de o fazer sozinhos e foi incrível.
Manda-nos as fotos, tworistas.pt@gmail.com
Um beijinho 🙂
Soube pelo BRAVE ONES que o Túnel nº 3 (os dos morcegos) tem portões e a passagem nele é impossível. O José Rod e o João Moreira arranjaram um quadriciclo com duas bicicletas em cima e começaram a pedalar desde desse túnel 3 até Barca d’Alva
Basta ver os videos deles no site dos BRAVE ONES ou no Facebook.
Bem, eu (Catarina) passei por baixo e o Ricardo por cima, só se agora reforçaram a segurança do portão…
Bom dia novamente 🙂
Nao consegui ir ate agora. Espero que este ano consiga. Há updates da rota no fim de 2020 ou ate mesmo já de 2021?
Obrigado!
Sim Luís ouve alterações, podes ter mais informações aqui https://www.caminodehierro.es/
Bom día!
Ágora o percurso está gerido pela diputación de Salamanca e tem horarios e é preciso comprar un bilhete no site http://www.caminodehierro.es
Cumprimentos desde Espanha
Bom dia!
Só queria-te informar que agora a rota é gerida pela Diputación de Salamanca e tem horários de entrada e saída. Podes comprar o ticket e consultar toda a informação no site http://www.caminodehierro.es
Cumprimentos
Sim, a nossa informação já não esta atualizada….vamos atualizar o mais breve possível. Obrigada 🙂