Las Médulas foram outrora uma exploração romana de ouro a céu aberto e hoje são uma paisagem grandiosa e espetacular que emana a cor laranja. O Monte Medilianum como já foi chamado tem como prevalência o Castanheiro e o Carvalho, que no Outono enchem Las Médulas com as suas folhas de variadas cores e deixam o lugar ainda mais mágico.
Este monte fica localizado na província de Leon, Espanha e é de fácil chegada, basta colocarem no vosso sistema de navegação Las Médulas e rapidamente irão lá ter.
Assim sendo, Las Médulas está divididas em três partes. O trilho, o miradouro e a visita às grutas. No final do artigo podem consultar em Pdf as rotas do parque arqueológico de Las Médulas.
Trilho
O trilho tem cerca de 6km é circular e inicia-se na aldeia de Las médulas. Este trilho permite apreciar o contraste das cores e confirmar a beleza que foi originada pela exploração do homem.
La Cuevona e La Cueva encantada são alguns dos exemplos. Estas “covas” são a entrada para as minas, que são de acesso proibido devido ao risco de desabamento.
Miradouro de Orellán
O miradouro de Orellán pode ser incluído no percurso do trilho ou podem chegar lá através de carro. Este fica a cerca de 2km do centro da aldeia e deve ser incluído no vosso percurso na hora do sol de pôr, acreditem é um espectáculo que não vão querer perder.
Grutas
A entrada nas grutas é feita mesmo ao lado do miradouro de Orellán, tem um preço de 3€ por pessoa e permite ver Las Médulas de uma perspetiva diferente. À entrada é vos fornecido um capacete para que possam explorar a gruta de uma forma mais segura (cuidado pessoas altas). No final do túnel está presente uma varanda que tem uma vista de tirar o folgo.
Onde dormir e comer
Através do booking conseguimos alojamento no Palleiro del forno, um casa de turismo rural que fica a 2km do miradouro de Orrellán.
O local é bastante aconchegante e dispõem de uma sala de convívio que nos dias mais frios permite nos aquecermos à lareira.
Para jantar optámos por faze-lo também no Palleiro del forno, uma refeição com tudo incluído fica cerca de 15 € por pessoa e permite degustar de pratos tipicamente romanos que são cozinhados pela dona do próprio alojamento.
- DICA: Temos a dizer que nos ficou no olho a Pousada Louteiro De Las Médulas, se virem as fotos vão perceber porquê.
➦E como completar a vossa viagem? O essencial é viajar sempre em segurança e onde poderão encontra-la será através da IATI Seguros que vos permite adaptar o seguro de acordo com o tipo de viajante que vocês são.
Boa caminhada!
3 comments
Interessante vosso artigo sobre as Medulas. Vou lá na próxima semana.
Aproveite, uma zona bastante bonita.
Ola Conceição. Esperamos que tenha gostado, é uma zona encantadora 🙂