Serra da Estrela com ou sem neve? Das duas formas é sempre uma boa opção para umas férias ou apenas para uma escapadinha! Situada no centro de Portugal é considerada a cadeia montanhosa maior de Portugal Continental.
E como é de Montanha que gostámos decidimos explorar os seus recantos e descobrimos que temos mais que motivos para voltar!
Nota: os locais apresentados não foram todos no mesmo ano nem estação, variam entre o ano de 2015 -2019.
Covilhã
Covilhã é uma cidade pertencente ao distrito de Castelo Branco e é para muitos apenas um ponte de passagem para a Serra da Estrela, mas fiquem já a saber que podem esperar muito mais deste local tão rico em gastronomia, arte e ofícios do passado que fazem parte da historia do nosso país.
Ligada á produção dos lanifícios teve o seu ponto de viragem em 1763 quando Marquês de Pombal fundou a Real Fábrica de Panos, tornando assim Covilhã no maior centro de produção de lanifícios de todo o país. Apesar da cidade ser marcada pela produção de lanifícios é também agora uma tela ao ar livre, com várias obras de arte urbana de vários artistas de todo o mundo. O WOOL festival de arte urbana é o palco para receber artistas e curiosos de todo o mundo.
Um local que gostamos bastante foi a NEW HAND LAB “Um espaço que promove a criatividade, a inovação e o empreendedorismo através da concretização de ideias, produtos e iniciativas”.
Neste local vão poder encontrar várias obras todas elas com mensagens subliminares, a imaginação não tem limites. Dá um check na galeria em baixo.
Serra da estrela – A torre
O lugar mais emblemático da Serra da Estrela tem o seu ponto mais alto a 1993m de altitude. Aqui existem várias pistas para fazer Ski ou “Sku”, depende da vossa experiência, mercados tradicionais com as famosas sandes de queijo e variadas iguarias, assim como vários artigos em pele de ovelha. E acreditem com ou sem neve a paisagem é emblemática!
Nossa Senhora da Boa Estrela
É no covão do boi que vão encontrar esculpida em rocha a padroeira dos pastores, a Senhora da Boa Estrela, uma escultura com mais de 7 metros que é ponto de paragem de muitos turistas.
Lagoa Comprida
Esta lagoa é natural e constitui um dos principais reservatórios de água da Serra da Estrela. Para quem parte a partir daqui à procura do Covão dos Conchos pode esperar encontrar algumas das mais belas vistas desta Parque Natural. Aproveitem!
Covão dos Conchos
Conhecido como o poço ou túnel dos Conchos, atrai imensos curiosos pela particularidade da sua construção. Para quem pensava que esta obra era feita pela natureza, desengane-se, aqui tem mão do homem! Este Covão não passa de um túnel construído em 1995 com fim a transportar a água da Ribeira das Naves até à Lagoa Comprida. A parte mais interessante é que a Natureza fez das suas e apoderou-se deste canal de água criando um dos locais mais emblemáticos do nosso país.
E para chegar aqui? a pé ou de jipe o caminho começa ao lado da Lagoa comprida, por um trilho que não está identificado mas que é de fácil orientação. São cerca de 10km ir e vir uma média de 3h, linear e de baixo declive. Cuidado em dias nublados ou com muita neve, como dissemos não é um trilho marcado e facilmente podem desorientar-se.
Covão d’Ametade
Este local representa uma depressão de origem glaciar que se tornou agora num dos locais preferidos pelos turistas para descansar e merendar. Com a predominância do Vidoeiro é um local perfeito para um passeio em família.
Poço do Inferno – Manteigas
O poço do Inferno é para nós um dos locais mais emblemáticos da Serra da Estrela, com uma queda de água de mais de 10m forma uma pequena lagoa com água gelada que só os mais aventureiros se atrevem a entrar. O caminho para chegar não é fácil, mas é possível, lá têm um parque de estacionamento bastante pequeno.
Seia
Seia a 33km de Manteiga ~e rica em museus iterativos. Desde o museu do brinquedo, ao da eletricidade ou do pão nós optamos por visitar o museu do brinquedo. Com cerca de 8000 brinquedos de Portugal e do mundo, abrange o presente, o passado, faz-nos sentir nostálgicos e por isso faz as delicias dos mais pequenos e mais graúdos.
Nota: Não permitem animais mas como estava pouco movimentado deixaram-nos entrar com a Cruella, sempre ao colo e nunca no chão. Foi uma exceção e por isso estamos muito agradecidos, mas não significa que o façam sempre!
Piodão
Piodão, é uma freguesia do concelho de Arganil a 50km da Serra de Estrela por isso podem sempre tentar incluir no vosso roteiro. Esta beleza está escondida nas encostas da Serra do Açor e faz parte do grupo das Aldeias Históricas de Portugal. Conhecida como a aldeia presépio tem uma das mais bonitas praias fluviais do país e é também ponto de partida para um trilho de 4km até Foz d’Égua.
A foto não é a melhor para retratar a aldeia mas em 2015 ainda não eramos “camerodependentes” 🙂
Foz d’ Égua
Entre Piodão e Chãs de Ègua podemos encontrar Foz d’égua! Marcada pelo seu aspeto rural e as casas de xisto é muito procurada pela sua praia fluvial. Aproveitamos para nos refrescarmos e ganhar energia extra para voltar á aldeia do Piodão.
Fraga da pena
Uma cascata de 19 m de altura é um paraíso perdido no meio da montanha. Um lugar procurado para zona de lazer e para os mais corajosos um banho gélido com a sua água translucida.
Poço da Broca
Localizado junto à estrada que liga a aldeia da Barriosa à de Fradigas é uma das cascatas mais bonitas que encontramos, apesar de que também foi das que mais nos desiludiu! A sua beleza é inigualável mas estava com o areal artificial cheio de lixo (culpa dos visitantes mal educados) e cheirava até mal…. talvez por descargas?? Bem de qualquer forma entramos porque apesar de tudo a água estava aparentemente limpa.
Na altura optamos por visitar o poço e não Loriga, acho que nos arrependemos!
Locais que ficaram por ver:
- Loriga;
- Barragem Vale do Rossim;
- Museu do pão e da eletricidade;
- Aldeia da Cabeça (época do Natal);
- Gouveia;
- Unhais da Serra;
Faltam lugares? Digam-nos quais, em breve vamos voltar ❤
2 comments
Estou a tentar ir brevemente à Serra. A minha filha nunca viu neve e o meu marido só lá foi em criança. Adorei as dicas. Mesmo de inverno é uma grande ajuda.
Beijinhos
Susana (www.dajoana.com)
Olá Susana! Obrigada nós pelo teu feedback. Um beijinho