As buracas têm um grande interesse geológico mas o nosso interesse foi paisagístico. Estas grutas envolvidas pelo verde da Serra do Sicó criam um cenário atípico no centro do nosso país.
As “Buracas”, “Covas” ou “Grutas” são um dos segredos mais bens guardados da Serra do Sicó em Condeixa-a-nova na aldeia de Casmilo.
Esta Serra tem como predominância o calcário e segundo lemos, como este é tão fácil de se infiltrar no solo, ao longo dos anos foi criando cavidades que evoluíram para grutas. Também se diz que outrora era tuneis subterrâneos mas com os desabamentos provocados pela erosão do solo, as entradas taparam-se ficando apenas as covas expostas que serviram no passado de abrigo na era do Paleolitico.
Agora é um local de grande interesse geológico e paisagístico!

E como chegar?
Há duas forma de chegar ás buracas, de carro ou a pé (por um trilho marcado).
De carro: Chegando á aldeia do Casmilo em Condeixa-a-Nova não vão faltar indicações para chegar ás buracas. Podem sempre colocar no GPS que também vos leva lá. Vão entrar numa estrada sinuosa e em terra, podem deixar o carro mais em cima ou estacionar no largo a poucos metros das buracas.
A pé pelo trilho PR2 Buracas do Casmilo: um trilho de cerca de 8km com um desnivel de 319m, podem consultar mais detalhes no WIKILOC.

As buracas são procuradas por amantes da Natureza mas também por amantes de campismo selvagem, escalada, rapel, orientação, entre outros, por isso como podem ver é um lugar rico de oportunidades para uma experiencia única.
Explorem ao máximo as grutas, permitam-se observar a particularidade de cada uma… desde o diâmetro, ao tamanho, á forma e localização, cada gruta proporciona uma experiencia incomparável!
Cuidado! em tempo de chuva o piso fica mais escorregadio por isso é importante ter bem atenção por onde andam.

Gostaram do nosso artigo? Guarda a dica e partilha com quem mais gostas ❤