O Trilho e a fenda da Calcedónia tem início na aldeia de Covide, no município de Terras de Bouro. Este tilho vai transportar-vos á idade do ferro e presentear-vos com paisagens rochosas e subidas ingremes.
É um trilho circular, com cerca de 7 km de dificuldade moderada. Está sinalizado mas maior parte do caminho é guiado por mariolas por isso muita atenção.
Um dos ex-libris deste caminho é o famoso Cabeço da Calcedónia e a baleia gigante esculpida em pedra. E é a partir destes pontos que é preciso redobrar a atenção pois a entrada na fenda da Calcedónia não tardara a aparecer.
A entrada para a fenda da Calcedónia pode tornar-se num momento de stress e duvida porque é tal o amontoado de pedras que o primeiro pensamento é “Eu não vou conseguir entrar aqui” Mas calma! Conseguem. Para os mais aventureiros é possível saltar por cima da grande pedra que tem à entrada, para os menos atléticos existe uma entrada por baixo dessa mesma pedra.

Entrada da fenda
Primeiro obstáculo superado, a entrada! Já só falta o resto da fenda! É provável que demorem cerca de1h só a atravessar a fenda pois vão ter que encontrar a melhor forma para contornar todas as rochas. Para os “verdadeiros” claustrofóbicos sinceramente não aconselhamos!
A saída da fenda pode parecer impossível, mas sim é mesmo aquele buraquinho . Depois de saírem podem deliciar-se com a paisagem para a cidade da Calcedónia!
Para continuarem o trilho vão ter que contornar a fenda e voltar á entrada da mesma, a partir dai virar á direita e seguir as marcas.
O final do trilho tem um declive bastante acentuado por isso será necessário cuidados redobrados principalmente em dias com nevoeiro e húmidos como foi o nosso caso.
Bons trilhos ❤