Os Balcãs estão localizados no Sudoeste da Europa e fazem parte um conjunto de Países sendo estes a Albânia, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Grécia, Macedónia do Norte, Montenegro e Sérvia. É um dos destinos do Mundo mais procurado e nós não fomos exceção! Planeamos, fomos e adorámos!
Fizemos uma viagem de 15 dias de Auto-Caravana, passamos pela Croácia, Bósnia e Montenegro e tivemos uma experiencia incrível!
Croácia
Rijeka
Foi a nossa primeira paragem pela Croácia, aqui apenas fizemos praia e gritamos (literalmente) de alegria quando começamos a sentir que finalmente entramos neste belo país. De Portugal á entrada da Croácia foram cerca de 2 dias e meio sempre em viagem, uma media de 10h por dia a conduzir, nota-se que a velocidade de uma auto-caravana é diferente.
Zadar
Esta cidade é conhecida pelo pôr-do-sol “mais bonito do mundo”. Bem se foi bonito, sim! Mas se foi o mais bonito de sempre? Não! Sem duvida que foi um privilegio assistir a este espetáculo da Natureza mas a quantidade absurda de pessoas aglomeradas estraga o encanto de ver o final do dia abraçados, em silencio a absorver as energias do momento. Também aqui um croata, o arquiteto Nikola Basic, criou duas das instalações que se tornaram numa das maiores atração deste local, o “Órgão do mar” e a “Saudação ao sol”. O orgão do mar é uma instalação que com o bater das ondas emana um som parecido com um orgão. A saudação ao sol consiste num conjunto de painéis que durante o dia absorve a energia solar e durante a noite oferece um espetáculo de luzes
Split
Esta cidade é normalmente o ponto de partida para as várias ilhas e normalmente quando se esta de passagem as pessoas optam por ir apenas para uma ilha e passar lá o dia, mas nós fizemos algo diferente. Optamos por comprar um pack de um tour por 3 ilhas, com bebidas á descrição no barco e almoço. snorkling em alto mar e visita á blue lagon.
Dubrovenik
Não podemos negar, adoramos esta cidade! Dedicamo-nos apenas à parte velha que está rodeada por muralhas designadas património mundial da UNESCO. Apesar de não termos subido às suas muralhas perdemo-nos na sua essência e encontramos locais fantásticos. Desde o bar da Falésia, o Buza Bar, ao campo de basketbol considerado (descobrimos depois) como um dos 10 Melhores Campos de Basket do Mundo pela prestigiada publicação Architectural Digest, vimos de longe a ilha de Lokrum e descobrimos uma mini praia que permite sair de kayake e permite ter uma vista diferente da cidade. Ainda tivemos tempo para comer um gelado na rua principal da cidade, a Rua Stradun.
Lagos de Plitvice
As expectativas estavam ao rubro para conhecer este lugar, lemos tanto sobre estes lagos, vimos tantas fotos, mas agora tudo nos parece incapaz de descrever a verdadeira beleza desta que é considerada a Jóia da Croácia. Sabe mais em Lagos de Plitvilce: Tudo o que precisas de saber
Montenegro
Kotor
Quando pensamos em visitar Kotor não tínhamos a noção de que ia ser uma das maiores surpresas desta viagem! Esta cidade caracterizada por ruas sinuosas, inspiradas na época medieval levou-nos ao momento de maior esforço, superação e êxtase da viagem. Como todas as aldeias fortificadas é no cimo da montanha que encontramos o ponto mais alto e nós fomos até lá, ao Castelo de San Giovanni (entrada: 6 euros), existe um caminho pelo monte alternativo e gratuito, mas não descobrimos por onde. Subimos mais de 1000 degraus sobre um sol abrasador (levem muita agua) e chegámos a 1200 m de altitude. Depois de 1h de subida finalmente deparamo-nos com umas das vistas mais bonitas que nos podemos recordar, um verdadeiro postal da cidade.
E como infelizmente o tempo não dá para tudo ficaram alguns locais que nos deixaram com vontade de voltar, ficam aqui as dicas: (muitos destes locais podem ser visitados através de um Tour de 1 dia de barco, não faltam vendedores do passeio)
- Lady Of The Rocks
- Mamula
- Gruta Azul
- Tivat
- Boka Bay
- Perast
- Lovcen National Park
Bósnia Herzegovina
Blagaj
E chegamos ao país que mais adoramos nesta viagem, apresentamos Bósnia Herzegovina. Começamos a visita pelo Monastério de Blagaj. Situado na fonte do rio Buna este local foi outrora um local de retiro espiritual, agora é um ponto turístico imperdível. Este pequeno local está recheado de Restaurantes e barraquinhas e é por trás desses que podem encontrar um pequeno trilho que vos leva a uma perspetiva diferente deste local. Aqui também é possível fazer um pequeno passeio de barco que vos leva ao interior da gruta com direito a explicação da sua formação (2 euros). Segundo o guia, ainda não se conseguiu descobrir a nascente do rio, apesar de vários historiadores já terem tentando, mas a falta de oxigénio dentro das várias fissuras da gruta não permite progredir. Segundo ele a água é tão fria que não se aguenta mais de 5 min dentro dela e também nos aconselhou a provar a água, pois segundo ele é a mais pura e no seu estado natural. Curiosos? Não deixem de visitar!
Mostar
Mostar, uma cidade por cima do rio Neretva é mais do que uma cidade turística. Vitima da guerra de 1995, esta cidade reconstruiu-se sobre os destroços e tem como ponto de viragem a reconstrução da Ponte velha em 2004 que é designada como Património da Humanidade, símbolo da resistência do povo. Esta cidade é maioritariamente habitada por Muçulmanos mas tem também presença de Cristãos Ortodoxos e Católicos. A influencia Muçulmana é marcada pelas sua arquitectura, comércio e quantidade chocante de cemitérios que rodeiam a cidade. A Bósnia é um pais barato, sendo que 1 Marco equivale a 0,52 euros, o que mais nos surpreendeu foi a comida, pratos típicos, mesmo no centro da cidade custavam cerca de 6 Marcos, ou seja 3 euros.
O que mais nos chocou foi presenciar as marcas do massacre, paredes ainda com marcas de balas, a quantidade absurda de cemitérios, exposição de fotos do passado e do presente, mensagens espalhadas por toda a cidade, mas surpreendentemente encontramos o povo mais acessível, acolhedor e simpático de sempre. ADORÁMOS TUDO!
Pocitelj
Considerado um museu ao ar livre, Pocitelj é considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Uma vila fortificada datada desde 1444 com uma influencia marcada pela cultura Oriental que após a integração no império Outonomo perdeu o ser valor estratégico. Agora é um local de contemplação por vários turistas que enchem as suas ruas estreitas. E por erguer-se numa encosta do rio Nevetva é necessário fazer um esforço em direção à torre para contemplar na plenitude a vila. Como ponto de destaque temos a Mesquita Hadzi Alija do século XVI com uma pequena cúpula construída em 970 por Hadzi.
Outros locais de visita são a Torre do Relógio,a Madresa, uma escola Islâmica, a Torre Gavrakapetan, a Casa Gavrakapetan, a Fortaleza, aproveitar o comércio local, os sumos naturais e desfrutar da paisagem.
Kravice Waterfalls
As cascatas de Kravice são um tesouro deste país e ponto de passagem obrigatório. Considerada por alguns como uma forma em ponto pequeno dos Lagos Plitvice mas igualmente fantásticas. Com uma beleza inigualável é um local perfeito para um momento de pausa, apesar da quantidade absurda de pessoas dentro do parque. Para entrar é necessário pagar 5 euros, tem vários cafés e restaurantes, a água é gelada, mas no verão sabe muito bem. Se querem arranjar um local para colocar a toalha é necessário chegarem cedo e preparem a maquina fotográfica não vão querer perder o registo deste local.
Gostaram deste artigo? Partilha com os teus amigos ❤